- edubaratto escreveu:
- Boa tarde...desculpe minha ignorância, mas o que é óleo SM?
O da lubrax é?
Outra coisa, aqui na minha cidade, Santa Maria no RS, eu só achei lubrax 15w/40...tem problema?
Vlw pessoal!!
Ola a todos.
Segue algumas recomendacoes que acredito ser as mais importantes sobre oleo :
Nem que o Papa em pessoa recomende um tipo de oleo, nao o utilize sem o consentimento expresso e por escrito do fabricante do veiculo, sob pena de
PERDA DE GARANTIA !!!!!Temos tres tipos base de oleo em utilizacao hoje no mercado :
Mineral - contendo apenas lubrificantes a base de petroleo tem a vantagem do preco mas a sua durabilidade e' baixa (3 a 5 mil km);
Sintetico - desenvolvido na F1 para atuar em situacoes extremas, possui em sua composicao produtos
sinteticos de lubrificacao mantem suas caracteristicas durante um bom tempo estendendo a via util do oleo porem o seu preco e' salgado;
Semi sintetico : Uma meio termo das duas bases acima, juntando os produtos sinteticos de alta tecnologia com o preco do oleo mineral.
"Como funciona a classificação dos óleos lubrificantes? O que significam SG, SH, SJ? E 20W40 ou 20W50?
A primeira classificação é fornecida pelo API -- American Petroleum Institute, entidade que trata de assuntos referentes ao petróleo nos Estados Unidos. Os lubrificantes recebem uma classificação superior, isto é, com uma letra mais "alta" sucedendo ao "S", quando atendem a normas mais rigorosas de qualidade. Entre os aspectos envolvidos estão a lubrificação em uso intensivo, formação de borra (carbonização) nos condutos de lubrificação, oxidação e contaminação pelo combustível.
Os fabricantes sempre apontam nos manuais a categoria API exigida pelo motor. Empregar um óleo de categoria mais avançada (por exemplo, SL em vez de SH) só traz benefícios ao carro e onera pouco os custos de manutenção. Assim, vale a pena utilizar sempre a última geração, mas o motor não será danificado se você usar apenas a estabelecida como mínimo.
A outra classificação, dada pela SAE -- Society of Automotive Engineers, identifica a viscosidade do óleo, ou seja, sua maior ou menor fluidez. A importância da viscosidade está em duas situações opostas. Na partida em baixa temperatura, um óleo muito espesso pode dificultar o arranque e retardar a correta lubrificação, acentuando o atrito (por si só elevado) e o desgaste do motor nos primeiros instantes de funcionamento. Já no trabalho em alta temperatura, um óleo de baixa viscosidade pode se revelar muito fino e provocar queda na pressão de óleo, prejudicando a lubrificação dos mancais. O desgaste aumenta e, em casos extremos, o motor chega a fundir.
A classificação da SAE para lubrificantes de motor vai de 0W a 25W -- onde o "W" significa
winter, ou inverno, e indica um óleo tratado para mais alta fluidez em baixas temperaturas -- e de 20 a 50. Os óleos antigos eram monoviscosos: atendiam a somente uma faixa estreita de temperatura. Atualmente só se utilizam em motores os lubrificantes multiviscosos, como o 20W40, que se comporta como um 20W na partida a frio e como um 50 no funcionamento a quente. Um óleo 15W50 representa um ganho de flexibilidade sobre o 20W40, o que o torna preferível -- mas não indispensável. Respeitar a recomendação do fabricante é o bastante para obter boa lubrificação e a melhor relação custo-benefício.
por Fabrício Samahá"
Entao, se eu utilizar um oleo Sintetico SM 20w50 em meu new Fit (Semi sint. SJ 5w30) estarei tranquilo !!
a resposta e' NAO !!!
Alguns desavisados efetuaram tal troca e amargaram a retifica completa do motor com apenas 15.000 km por conta propria, pois a Honda nao assumiu a responsabilidade pela gantantia.(e com razao)
Outra qquestao e' trocar o tipo de oleo. Trocar o oleo mineral ou semi sintetico por um sintetico pode nao trazer maior garantia de lubrificacao e portanto nao se deve estender o prazo de troca somente por isso. Consulte o fabricante do veiculo.
Mesmo quando o oleo tiver as mesmas classificacoes mas tiverem que trocar de MARCA de oleo, fiquem atentos !!!
Cada FABRICANTE se utiliza de aditivos para conseguir o efeito desejado, porem cada um se utiliza de quimicos diferentes para isso. Com a mistura destes quimicos pode-se causar perda do poder lubrificante, corrosao e derretimento de retentores caso a drenagem nao seja completa (carter e filtro).
A recomendacao do EagleHartt e' muito boa para os carros 0km. Pagar 20 a 30 reais a mais pela troca na css nao doi tanto quanto ter que fazer o motor com 30.000 km.
Para quem quiser saber mais segue um link com perguntas e respostas mais frequentes sobre o assunto
http://www.hardmob.com.br/threads/362039-TUDO-sobre-%C3%93leos-Lubrificantes-automotivos-aqui!
Boa leitura
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